Concurso incentiva a busca por maior produtividade na cultura de batatas

Publicado em: 12-03-2020

A décima edição do concurso ‘Meu Pé de Batata’ encerrou em meio as comemorações dos participantes. Neste ano, a competição contou com aproximadamente 120 produtores, que cultivaram suas sementes por cerca de quatro meses, dos quais os 20 primeiros lugares receberam premiações.

O evento, organizado pela Área de Negócios Batata, teve apoio da UPL Brasil.  “Este é um encontro já enraizado, que virou tradição. Aqui conseguimos uma aproximação entre produtores, familiares, colaboradores e parceiros de negócio. É um momento muito feliz para todos”, relata o Gerente de Negócios, Cassiano Carrano.

Os participantes recebem um vaso, substratos e sementes de batata, a ideia é cultivar a maior quantidade possível do tubérculo, cada um a seu modo, ao fim do ciclo os recipientes são abertos. O primeiro lugar ficou com Odenei Lopes que produziu o equivalente a 174.997 kg/ha, seguido de Josué Ribeiro, com 138.748 kg/ha, já o terceiro lugar foi de João Antonio, com 125.415 kg/ha.

O ganhador conta que por duas vezes recebeu o segundo lugar no concurso. “Tudo o que você precisa para cultivar bem uma planta é dedicação e amor pelo que faz”, relata Odenei.

Johannes Kassies, Cooperado da Castrolanda, participa desde a primeira edição e já recebeu o prêmio máximo quatro vezes. “Na visão de produtor, o maior desafio é você ter apenas um pé de batata para cuidar, que representa o nosso campo, não temos chance de erro. Temos que aprender a lidar com a produção para chegar no final com o vaso cheio”, afirma.

Em 2019 o ‘Meu Pé de Batata’ sofreu uma pausa em suas atividades, por conta da troca entre as empresas apoiadoras. Pedro Cardoso, Consultor Técnico Comercial da UPL, conta que apesar disso, a atividade segue com sucesso. “É um evento tradicional, que já conquista outras regiões e cooperativas. O número de participantes neste ano foi muito expressivo, nos mostra o quanto eles são envolvidos e apaixonados pela cultura da batata”, conta ele.  
 

Confira os premiados:
1º Lugar: Odenei Lopes
2º Lugar: Josué Ribeiro
3º Lugar: João Antonio
4º Lugar: Tiago – Grupo Sementes
5º Lugar: Adriano Pedroso
6º Lugar: Antonio Marcos Sabia
7º Lugar: Welinton Dias Ribeiro
8º Lugar: Albert S. Rabers
9º Lugar: Leonardo Pedroso
10º Lugar: Disonei Ortis
11º Lugar: Regis
12º Lugar: Edson
13º Lugar: Marciliano Loera
14º Lugar: Camila (Riet)
15º Lugar: Gustavo Teixeira Loera
16º Lugar: Bernard Riet
17º Lugar: Claudia Riet
18º Lugar: Carlos Teixeira Loera
19º Lugar: Sergio Ramos
20º Lugar: Jean (Loman)

Kethlyn Lemes - Comunicação Castrolanda




2020 Todos os direitos reservados a este site da web.